A nutrição e a alimentação escolar

Cada vez mais as crianças estão indo mais cedo para a escola e passando mais tempo na escola. Atualmente a escola têm assumido um espaço relevante na educação nutricional das crianças.

A formação do hábito alimentar é mais facilmente moldado na primeira infância, e é difícil de modificar mais tarde, por isso é importante introduzir uma escolha saudável desde cedo já que é durante a infância que seus hábitos alimentares serão formados.

A escola é um espaço privilegiado para a propagação da promoção da saúde, aonde há prática de diversas atividades lúdicas envolvendo a alimentação e por ser um local onde muitas pessoas passam grande parte do seu tempo, vivem e aprendem.

Por esse motivo, a parceria da escola com uma assessoria nutricional especializada, se destaca e proporciona uma educação nutricional infantil dentro do prórpio ambiente escolar.

Os pais devem estar atentos na hora de montar o seu critério de escolha na escola que o seu filho irá frequentar, pois quando a escola tem um nutricionista ou assessoria nutricional, esse local terá muito mais do que ter apenas um cardápio elaborado por um profissional, esse local também disponibilizará de atividades de educação nutricional que são de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo, físico e para formação do paladar do seu filho, ações de apoio de práticas saudáveis por meio de uma alimentação equilibrada.

Escolas de educação infantil e/ou berçários precisam de atividades  de educação nutricional, cardápios especializados, além de treinamento específico para merendeiras, professores, berçaristas e todos aqueles que estão envolvidos na educação alimentar do seu filho.

A escola deve ser sua principal parceira para promover hábitos saudáveis de alimentação do seu filho, e desempenhar um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

 

Referências Bibliográficas:

- TRICHES, Rozane Márcia; GIUGLIANI, Elsa Regina Justo. Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares.Rev. Saúde Pública,  São Paulo,  v. 39,  n. 4, Aug.  2005 .

- COSTA, Ester de Queirós; RIBEIRO, Victoria Maria Brant; RIBEIRO, Eliana Claudia de Otero. Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento.Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 14,  n. 3, Dec.  2001 .  

- American Academy of Pediatrics. <http://www.aap.org/healthtopics/breastfeeding.cfm>.